O Paraná registrou 524 casos confirmados de dengue entre os dias 28 de julho e 30 setembro deste ano, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (1º) pela Secretária de Estado da Saúde (Sesa).
São 70 confirmações a mais do que no levantamento da semana anterior. Dez municípios estão em estado de alerta para a epidemia da doença – na semana anterior eram 8. Inajá, no noroeste, com 12 casos autóctones confirmados.
Municípios em alerta para a epidemia de dengue:
- Lindoeste
- Douradina
- Jesuítas
- Indianópolis
- Santa Isabel do Ivaí
- São Carlos do Ivaí
- Floraí
- Flórida
- Florestópolis
- Uraí
Do total de casos confirmados, 407 foram contraídos no município que as pessoas moram. Desde o fim de julho, nenhuma morte em decorrência da dengue foi confirmada pela Sesa.
Conforme a secretaria, a chegada da primavera deve ter dias mais quentes e mais chuva. Por isso, a recomendação é redobrar a atenção com os possíveis criadouros para o mosquito Aedes aegypti, que, em geral, estão em residências.
“Nossa preocupação é com os imóveis do litoral. É importante que o proprietário verifique minuciosamente se houve a formação de criadouros do transmissor da dengue, no período que o imóvel ficou fechado, lembrando que o mosquito se cria rapidamente em recipientes que acumulam água parada”, explica a coordenadora da Sesa, Ivana Belmonte.