COPACOL PROMOVE A INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


Promover a inclusão social das pessoas é um dos princípios do cooperativismo e na Copacol essa é uma prática que tem crescido a cada dia.

Na Cooperativa todos são iguais, indiferente do cargo em que atuam, etnia, cor da pele, religião, sexo e deficiência. Prova disso, foi a ação realizada pelo GP (Gestão de Pessoas) e o Copacol Supermercados, que juntos promoveram nesta segunda-feira, dia 23, e na terça-feira, dia 24, uma ação voltada a Pessoas Com Deficiência (PCD’s).

Para tanto foram convidadas as APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), dos municípios do raio de atuação da Copacol. O encontro que teve como tema: “Atendimento Especial que Faz a Diferença”, foi focado na capacitação dessas pessoas, voltada às normas e técnicas de empacotamento em supermercados. Durante os dois dias, a ação foi desenvolvida em conteúdo teórico e prático, com a participação de 45 pessoas.

Participaram alunos das APAE’s de Nova Aurora, Cafelândia, Anahy e Iracema do Oeste, bem como dos PCD’s que atuam na rede de lojas Copacol Supermercados.

A pedagoga Leandra Doriguelo, da APAE de Iracema do Oeste disse: “A gente tem a Copacol como parceira. Ela oferece essa oportunidade para a pessoa especial e com isso ela mostra sua preocupação com a inclusão no mercado de trabalho, mas não só ao mercado de trabalho, mas também na vida social, possibilitando mais qualidade de vida”, afirmou a pedagoga.

Assim como Leandra, a professora da APAE de Anahy, Marlene Cecilia Fache Tomazi, diz que essa é uma atitude louvável. “A gente vê neles uma evolução muito grande. Eles gostam e se sentem acolhidos. Parabéns à Copacol que é uma grande referência em nossa região, não só por esse lado solidário de inclusão, mas por promover o crescimento dos municípios onde ela atua”, enaltece a professora Marlene Cecilia.

“Somos uma Cooperativa que apoia esta inclusão e que acima de tudo prepara estas pessoas para os desafios profissionais e pessoais, por meio de treinamento e acompanhamentos”, relatou o auxiliar de gestão de pessoas, Eduardo Luan dos Santos.

O instrutor Lourenço Paulo da Silva, detalhou um pouco sobre o treinamento. “No primeiro dia nos encontramos na Aercol de Cafelândia e abordamos assuntos voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional de cada aluno. Estes assuntos foram tratados, por meio de dinâmicas e com a contribuição dos colaboradores com deficiência que deixaram um breve depoimento da transformação que o trabalho feito na Copacol realizou em sua vida”, relatou o instrutor.