Merenda escolar oferecida pelo município é referência em qualidade.
Os investimentos do Governo de Assis Chateaubriand na educação pública também passam pela oferta de uma merenda escolar de qualidade e capacitação das profissionais responsáveis pelo preparo da alimentação servida aos 3.800 alunos matriculados na rede municipal de ensino.
Nesta terça-feira (23), a Secretaria de Educação e Cultura finalizou o curso de formação das 45 merendeiras que atuam nas 14 escolas e 5 CMEIs. Com início no dia 17, os treinamentos teóricos e práticos foram básicos em panificados, manipulação de alimentos e técnicas de higiene.
A merenda escolar oferecida em Assis é reconhecida pela sua qualidade e vista como referência, sendo acompanhada por duas nutricionistas. As refeições são variadas e para cada dia há um cardápio diferente.
“Em três dias da semana são servidos alimentos como carnes de frango, bovina, suína ou peixe, saladas, legumes, arroz, feijão, macarrão, polenta e canjiquinha. Nos outros dois dias, a merenda é baseada em pães caseiros (integral, branco, de milho e rosca doce), bolo, torta salgada, bolacha caseira e frutas, além de chá, leite ou suco natural em polpa”, explica a nutricionista Janaína Lopes, da Secretaria de Educação.
O prefeito, João Pegoraro, destaca que grande parte dos alimentos entregues nas escolas são adquiridos pelo Município de produtores locais que integram a Agricultura Familiar, como forma de valorizar e prestigiar a qualidade dos produtos fabricados artesanalmente e sem agrotóxicos.
A capacitação de merendeiras aconteceu na Escola José Paschoal de Paula, das 8h às 17h, e foi realizada em parceria com o Sindicato Rural Patronal e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
“Além da interação com a troca de experiências, proporcionando uma diversificação no cardápio, a formação trouxe informações importantes para garantir a segurança e a qualidade da merenda servida aos alunos”, comenta a secretária de Educação, Fátima Aparecida Sobral.
Fonte: Prefeitura municipal de Assis Chateaubriand