GEADA AFETA CULTURA DO TRIGO NA REGIÃO DA COPACOL


O clima frio e o registro de geadas no fim de semana nos municípios da região de atuação da Copacol, castigaram algumas lavouras de trigo, principalmente as que estão em fase de espigamento, ou seja, em estádio mais adiantado, foi o que disse o engenheiro agrônomo, Ariel Muhl, durante entrevista ao programa de rádio da Cooperativa na manhã desta segunda-feira dia 08. 

Segundo ele ainda não é possível calcular os prejuízos, mas já se sabe que em algumas áreas a geada ocorreu com mais intensidade e já interfere no desenvolvimento da cultura. 

Ainda durante entrevista, Ariel falou sobre enfezamento na cultura do milho, cujo controle já começa agora pós colheita. “É uma falsa bactéria que é transmitida através da cigarrinha, pois essa é o vetor que causam os problemas, como arroxamento das plantas, encurtamento dos entre nós, multiespigamento, entupimento dos vasos e ainda podem causar o tombamento das lavouras, foi o que ocorreu bastante nesta safra”, explica o agrônomo. 

Ele disse que os produtores devem ficar atentos quanto ao milho tiguera, que se torna um hospedeiro da cigarrinha, e a permanência do mesmo no campo, vai abrigar o inseto vetor que se reproduz exclusivamente no milho e pode prejudicar a cultura na próxima safra, sendo essa então a principal estratégia evitar ponte verde com plantas de milho.