‘Quem faz greve não vai ter conversa’, diz Ratinho Junior sobre negociação com servidores


O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou nesta quinta-feira (27) que não vai negociar com os servidores grevistas. Ele deu entrevista durante participação em um evento em Foz do Iguaçu, no oeste do estado.

Ratinho também disse que a greve dos servidores “é muito pequena” e que o governo contabilizou 4% de adesão. Na quarta-feira (26), o secretário de Cultura e Comunicação, Hudson José, havia dito que o governo só negociaria após o fim da greve, que começou na terça-feira (25).

De acordo com Marlei Fernandes, que trabalha na coordenação do Fórum das Entidades Sindicais (FES), a greve tem adesão de 60% no estado. Segundo ela, há participação de servidores representados por 28 sindicatos.

“Equívoco do governador tentar desqualificar o movimento grevista que é legitimo e constitucional. Mesmo assim, estamos abertos pra uma mesa de negociação com proposta”, afirmou.

Ela disse ainda que o governador assumiu um compromisso no ano passado de que haveria mesa de negociação com os servidores.

“Aguardamos seis meses para a proposta e não houve. Por isso, iniciamos a greve”, explicou.

Conforme o FES, os salários dos servidores estão congelados há quatro anos e a defasagem chega a 17%.

Fonte: G1