Adolescentes armados tentam justiça com as próprias mãos e acabam na delegacia


A Polícia Militar de Toledo atendeu, na quarta-feira (24), uma ocorrência envolvendo lesão corporal, posse/porte de arma de fogo e munição, porte ilegal de arma branca, exercício arbitrário das próprias razões e infração de trânsito. O caso foi registrado no bairro Jardim Europa e mobilizou a equipe ROTAM Operações com Cães, acionada via COPOM após denúncia recebida pelo número 190.

Segundo informações repassadas à polícia, um veículo Volkswagen Gol, modelo “bola”, de cor preta, duas portas e sem a placa traseira, estaria circulando pela região com três homens e uma mulher em seu interior. Os ocupantes teriam abordado um indivíduo, o agredido e tentado colocá-lo no porta-malas do automóvel.

Durante patrulhamento, a equipe policial localizou o veículo suspeito no cruzamento da Rua Pedro Álvares Cabral com a Rua Félix da Cunha. O carro, de fato, estava sem a placa traseira. No interior do automóvel, foram encontrados dois adolescentes: o condutor, de 16 anos, e uma passageira, de 14 anos, que informou estar grávida e ser namorada do motorista. Durante a revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com os jovens, mas no veículo foram localizadas uma munição calibre 9mm, marca CBC, e um facão com cabo preto.

Os adolescentes relataram à equipe policial que identificaram um menor, supostamente envolvido em furtos, por meio de câmeras de segurança. Eles afirmaram que se dirigiram ao Jardim Europa para localizá-lo e, ao encontrá-lo em uma área de mata com uma sacola contendo um celular, supostamente furtado, o agrediram com um golpe conhecido como “mata-leão” e tentaram colocá-lo no porta-malas do veículo. No entanto, a vítima conseguiu fugir.

Posteriormente, o menor foi localizado na Rua Benjamin Constant, onde estava acompanhado de outros dois adolescentes em um bar. A equipe policial abordou os três e um deles solicitou socorro, relatando ter sido agredido. Todos foram identificados como menores de idade e, durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado. Com autorização da mãe de um dos adolescentes, buscas foram realizadas em sua residência e, posteriormente, na casa da avó, sem que nada de irregular fosse localizado.

Os envolvidos foram encaminhados à 20ª Subdivisão Policial (SDP) de Toledo para os devidos procedimentos legais. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso. A suposta vítima apresentava escoriações leves em decorrência da agressão.