Tarifaço: indústria do Paraná fecha uma fábrica e faz demissão em massa em outra


Millpar decidiu encerrar atividades em Quedas do Iguaçu e fez readequação do quadro de colaboradores de Guarapuava. Empresa tem os EUA como principal exportador.

A indústria Millpar, que fabrica produtos à base de madeira no Paraná, anunciou que decidiu fechar as portas da sua planta de Quedas do Iguaçu, que fica entre as regiões central e sudoeste do estado. Além disso, a empresa também fez uma demissão em massa na unidade de Guarapuava.

A empresa totalizava cerca de 1,1 mil funcionários, somando as fábricas das duas cidades. Questionada sobre quantos foram demitidos, a assessoria de imprensa disse que não está se manifestando sobre números neste momento.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (19) aos trabalhadores. Em comunicado enviado posteriormente à imprensa, a Millpar atribuiu as medidas à tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump aos produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.

No dia 13 de agosto, o Governo Federal anunciou a primeira parte de um pacote de medidas para socorrer empresas afetadas pela taxação. Entre elas, estão a criação de uma linha de crédito de R$ 30 bilhões e a flexibilização de impostos.

No comunicado, a Millpar ainda afirma que, além dos direitos legais, concedeu benefícios adicionais para apoiar os profissionais desligados, como auxílio-alimentação temporário, apoio psicológico e suporte profissional para recolocação no mercado.

“Estamos tomando decisões extremamente difíceis, mas que se tornam necessárias neste momento para manter a sustentabilidade do negócio e preservar parcela significativa dos postos de trabalho. Lamentamos muito perder parte de um time de excelentes colaboradores, mas temos de pensar também naqueles que ficam”, disse Ettore Giacomet Basile, CEO da empresa.

A Millpar produz itens à base de madeira, como molduras, rodapés, forros, painéis para embalagens, componentes para escadas, janelas e móveis, entre outros. A assessoria da indústria afirma que a produção é direcionada para exportação, sendo os EUA o maior mercado consumidor.