Copel prevê lançar oferta de ações para privatização até esta quarta (26)


A Copel comunicou nesta terça-feira (25) que pretende lançar até esta quarta-feira (26) uma oferta pública de ações da companhia. Na prática, a medida é uma etapa da privatização da companhia.

O anúncio aos acionistas e ao mercado em geral foi feito em fato relevante assinado pelo diretor de Finanças e de Relações com Investidores da Copel, Adriano Rudek de Moura.

A Copel é a maior empresa do Estado do Paraná e está entre as maiores companhias elétricas do Brasil. São atendidas 4,5 milhões de unidades consumidoras em quase 400 municípios.

De acordo com o comunicado, considerando as cotações de ações da companhia no fechamento do mercado na segunda-feira (24), a oferta deve envolver valores entre R$ 4,3 bilhões e R$ 5 bilhões.

A oferta pública é o primeiro passo para a venda das ações. Primeiro, os investidores têm um prazo para analisar a oferta. Depois, darão um preço a ela, e só então as ações da Copel serão efetivamente vendidas.

“A efetiva realização da Oferta está sujeita, entre outros fatores, às condições macroeconômicas e de mercado no Brasil e no exterior, à celebração de contratos definitivos e aos procedimentos inerentes à realização de ofertas públicas na forma da regulamentação vigente, fatores esses alheios à vontade da Companhia”, diz o fato relevante.

No fim do ano passado, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou projeto de lei autorizando o estado a vender parte das ações.
A proposta transforma a Copel em uma corporação e muda o capital da empresa de aberto para disperso, pulverizando o controle da companhia e tirando o Paraná da posição de acionista controlador.