O TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) vai acompanhar, em detalhes, todas as etapas da aplicação da Lei Estadual n° 21.272/22, que prevê a transformação da Copel (Companha Paranaense de Energia) em corporação, por meio da alienação parcial das ações.
A 7ª ICE (Sétima Inspetoria de Controle Externo), que tem como superintendente o conselheiro Ivens Linhares, foi designada para atuar na fiscalização da Copel, em procedimento homologado pelo Tribunal Pleno do TCE-PR no início de fevereiro e definido pela Portaria nº 380/23, que agrupou as entidades públicas estaduais em seis grandes áreas temáticas. A 7ª ICE ficou responsável pela área de Energia.
Dada sua relevância, envolvendo a maior empresa pública do Paraná, e por se tratar de ato do Governo Estadual, a fiscalização do processo, de acordo com o presidente, conselheiro Fernando Guimarães, se dará por meio de todas as áreas competentes do Tribunal, incluindo, além do apoio e assessoramento à Inspetoria, a formação complementar de auditores, por meio de cursos específicos sobre avaliação de empresas e mercado de ações, que será ministrado por uma instituição renomada.
O trabalho também terá o envolvimento da 4ª ICE, que responde pela fiscalização dos atos da Casa Civil e é superintendida pelo conselheiro Ivan Bonilha, e a equipe do Ministério Público de Contas (MPC-PR).
Além do TCE-PR, o TCU (Tribunal de Contas da União) avaliará todo o desenvolvimento do processo, uma vez que existem recursos de origem federal na composição acionária da companhia, por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
COPEL
A Copel foi criada em 26 de outubro de 1954, com controle acionário do Estado do Paraná. Abriu seu capital ao mercado de ações em abril de 1994 na Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa) e tornou-se, em julho de 1997, a primeira do setor elétrico brasileiro listada na Bolsa de Valores de Nova York. Sua marca também está presente, desde junho de 2002, na Comunidade Econômica Europeia, com seu ingresso na Latibex – o braço latinoamericano da Bolsa de Valores de Madri. A partir de 7 de maio de 2008, as ações da Copel passaram a integrar oficialmente o Nível 1 de Governança Corporativa da BM&FBovespa.
A companhia atende diretamente 4.515.938 unidades consumidoras, em 394 municípios e 1.113 localidades (distritos, vilas e povoados) paranaenses. Nesse universo incluem-se 3,6 milhões de lares, 78 mil indústrias, 384 mil estabelecimentos comerciais e 356 mil propriedades rurais.
TCE-PR