Homem é preso suspeito de abusar de recenseadora no Paraná


Um homem de 29 anos foi preso em Marumbi, no norte do Paraná, suspeito de abusar sexualmente de uma recenseadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 22 anos.

À polícia, ela contou que durante a entrevista do Censo, o homem a beijou à força, jogou-a na cama e passou a mãos nas partes íntimas dela. A jovem conseguiu fugir e chamar a polícia.

O suspeito foi preso. O delegado disse que o homem confessou que a beijou, mas que ela teria aceitado.

Em um mês, mais de 2,8 milhões de pessoas foram ouvidas no Paraná no Censo 2022. As entrevistas começaram no dia 1º de agosto e já passaram por 1.045.788 domicílios no estado.

Como identificar um recenseador

O IBGE orienta que os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do instituto, boné do Censo, crachá de identificação e aparelho por meio do qual computam as respostas (Dispositivo Móvel de Coleta).

Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181.

O crachá do entrevistador também traz um QR code que leva a área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.