A doação de sangue é um ato altruísta e totalmente voluntário, que pode salvar vidas. Dependem desse ato solidário pessoas que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e procedimentos oncológicos.
O sangue é imprescindível também para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
Importante: Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos. Para isso a secretaria de saúde estará disponibilizando um ônibus, no dia 11 de junho, período da manhã. Para os interessados, deixar o nome nas unidades de saúde mais próximo ou diretamente no setor de transportes da Secretaria de Saúde.
Conheça os critérios para ser um doador:
– Jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e idosos com até 68 anos também poderão doar sangue no Brasil;
– Pesar mais de 50 quilos;
– Estar descansado;
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas quatro horas;
-Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses;
– Não estar com febre, gripe ou resfriado;
– Se mulher, não estar grávida, amamentando ou ter tido parto normal ou aborto há menos de três meses. Em caso de cesárea, seis meses;
– Após aplicar piercing aguardar três dias para doar;
– Após fazer uma tatuagem aguardar 12 meses;
– Após vacina da gripe (48 horas).
Fonte: Cidade Portal