Boletim da Sesa aponta recorde com 116 novas mortes por coronavírus no Paraná


Um boletim, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta terça-feira (15), apontou que o Paraná registrou recorde de novas mortes pela Covid-19, com mais 116 óbitos confirmados em um dia.

número de mortes atingiu 6.859 e o total de casos no estado chegou a 336.825, segundo o relatório.

recorde anterior de novas mortes em um dia havia sido registrado em 8 de novembro, quando a secretaria informou novos 90 óbitos.

A Sesa informou que, na comparação com os dados do dia anterior, foram inseridos 2.458 novos diagnósticos. Além disso, também foram contabilizados outros 5.070 casos retroativos, referentes ao período entre 13 de março a 12 de dezembro.

A taxa de recuperação da doença no estado é de 70%, segundo a secretaria. Desde o início da pandemia, 235.668 pessoas se recuperaram.Evolução de casos e mortes pelo coronavírus no ParanáPrimeiros casos confirmados em 12 de março; primeiras mortes registradas em 27 de março.
● Casos confirmados : 39.064
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

Foram realizados 1.260.095 testes pelos critérios RT-PCR pela rede pública de saúde e laboratórios credenciados no estado, de acordo com o boletim.

Para 917.765 exames, o resultado foi negativo, e outros 10.801 estão em análise e aguardam resultado.

O secretário de Saúde, Beto Preto, afirmou que a população deve manter os cuidados mesmo com a aproximação da chegada da vacina, que já está sendo aplicada em alguns países, como o Reino Unido.

“Nós vamos ter ainda todo um processo para começar a vacinação dos paranaenses, dos brasileiros e todos os lugares. Até lá, precisamos ter todos os cuidados, é necessário continuar esse trabalho de distanciamento, todos os cuidados que a gente vem repetindo a praticamente nove meses”, disse.

116 novas mortes

O relatório aponta que 39 mulheres e 77 homens, com idades entre 24 e 101 anos, morreram pelo novo coronavírus no Paraná e tiveram os óbitos incluídos na contagem.

As mortes aconteceram entre o mês de agosto e esta terça-feira, em 50 cidades, segundo a Sesa.

  • Curitiba – 23 novas mortes;
  • Londrina – 8 novas mortes;
  • Maringá – 7 novas mortes;
  • Apucarana, Araucária, Campo Largo e Castro – 4 novas mortes cada;
  • Cascavel, Ivaí, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo – 3 novas mortes cada;
  • Almirante Tamandaré, Arapongas, Arapoti, Colombo, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Paranavaí, Santa Maria do Oeste e São Miguel do Iguaçu – 2 novas mortes cada;
  • Antonina, Bela Vista do Paraíso, Borrazópolis, Cambé, Candói, Catanduvas, Chopinzinho, Cianorte, Corbélia, Faxinal, Fazenda Rio Grande, Francisco Beltrão, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Lindoeste, Manfrinópolis, Nova Esperança, Pato Branco, Perobal, Piraquara, Porto Rico, Renascença, Salto do Lontra, São José das Palmeiras, Saudade do Iguaçu, Sertaneja, Tijucas do Sul, Umuarama e União da Vitória – 1 nova morte cada.