A diretoria da Petrobras aprovou a contratação de três novas plataformas do tipo FPSO para operar no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. FPSO é a sigla em inglês para a unidade que produz, armazena e transfere petróleo e gás.
Segundo informou a petroleira nesta sexta-feira, 24, a primeira das três novas plataformas, chamada de FPSO Almirante Tamandaré, tem sua produção prevista para o segundo semestre de 2024.
“O FPSO será afretado com capacidade de processamento diário de 225 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás e será a maior unidade de produção de petróleo a operar no Brasil e uma das maiores do mundo”, informou a estatal.
As duas demais unidades terão capacidade para processar diariamente 180 mil barris de óleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás, cada uma. Prevê-se que as plataformas entrem em operação em 2025.
Campo de Búzios
As novas plataformas fazem parte de um Plano de Desenvolvimento, que prevê um total de 12 unidades instaladas até o final da década.
Ao término da fase de desenvolvimento, é esperado que o campo de Búzios produza mais de 2 milhões de barris de óleo por dia, tornando-se o maior ativo de produção da Petrobras.
Atualmente, há quatro unidades em operação em Búzios, que respondem por mais de 20% da produção total da petroleira e mais de 30% da produção dos campos do pré-sal.
Com informações do Estadão Conteúdo