O Bonde Urbano Digital (BUD), inovação em mobilidade promovida pelo Governo do Estado, chegou na madrugada desta sexta-feira (28) ao Terminal São Roque, em Piraquara, de onde sairá e retornará diariamente para a fase final de testes antes de começar a transportar passageiros. A previsão da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), que coordena a iniciativa, é que a operação comece no início de dezembro após a conclusão com sucesso de todos os testes e eventuais adequações necessárias.
Segundo o presidente da Amep, Gilson Santos, o início dos testes nas ruas marca uma nova etapa do projeto. “A partir de agora o BUD ficará diariamente no Terminal São Roque, realizando testes na linha Pinhais–Piraquara, sobretudo nos períodos de menor movimento, para avaliarmos a performance, a entrada e saída dos terminais e os trechos em que haverá condução autônoma”, relatou.
Os testes envolvem tanto o percurso completo quanto os trechos dotados de marcadores magnéticos, uma tecnologia que permite o funcionamento do ‘trilho digital’. “É uma demonstração importante para a população, porque comprova a precisão desse sistema, guiado por ímãs instalados ao longo do pavimento”, explicou Santos.
Os marcadores magnéticos já foram instalados no próprio terminal e na Rodovia Leopoldo Jacomel. A estrutura permitirá que o veículo realize manobras autônomas, sempre com a supervisão humana dos motoristas que estão sendo treinados.
Os testes finais e início da operação foram precedidos de dois meses de preparação intensa. Neste período, o Governo do Estado supervisionou a montagem do veículo, que chegou em módulos da China, enviado pela CRRC Corporatio, que desenvolveu a tecnologia. Depois ele foi montado e ajustado por equipes especializadas, com acompanhamento direto da empresa chinesa.
Também foram efetuadas obras de sinalização, instalação da garagem e do sistema de carregamento no Terminal de Piraquara e a implantação dos imãs nos trechos da linha que serão operadas de forma autônoma.
De acordo com o presidente da Amep, o BUD funcionará como reforço das linhas tradicionais, sem substituir os ônibus convencionais. Com 30 metros de comprimento, o veículo tem capacidade para até 280 passageiros e a estimativa da Amep é de atender cerca de 10 mil usuários por mês. A tarifa será a mesma do sistema metropolitano, de apenas R$ 5,50, com manutenção da integração entre linhas.
“Se tudo correr bem, no início de dezembro a população já poderá ocupar o BUD e experimentar esse sistema inovador, diferente, sustentável, que representa um divisor de águas para o transporte coletivo no Brasil e na América do Sul”, comentou Santos.
Além do caráter inovador, o BUD traz avanços significativos tanto para os usuários quanto para os operadores. Isso porque o veículo é 100% elétrico e não usa bateria de lítio como outros veículos elétricos, mas supercapacitores, que permitem um carregamento mais rápido e eficiente. Além disso, ele é mais silencioso, tem ar-condicionado, isolamento acústico e térmico, além de oferecer mais conforto aos passageiros.
O presidente da Amep também destacou o impacto ambiental positivo e a relação com a região onde ele operará. “Escolhemos Piraquara porque é uma cidade símbolo de preservação ambiental e dos mananciais, que abastecem toda a região metropolitana. Nada mais justo do que receber um sistema que traz inovação, sustentabilidade e baixa emissão”, acrescentou.
Com operação elétrica, zero emissão de poluentes e sistemas avançados de segurança e monitoramento, o BUD é visto como um modelo que pode ser replicado em outras cidades e corredores metropolitanos. “São ganhos de várias frentes para a população. É conforto, segurança, sustentabilidade e reforço na oferta de transporte com a mesma tarifa que o cidadão já paga atualmente”, concluiu Santos.


