A entrega do hospital com centro obstétrico de Rio Branco do Sul, nesta segunda-feira (6), faz parte de um conjunto de obras importantes do Governo do Estado para o atendimento à saúde dos moradores da Região Metropolitana de Curitiba. Nesse momento estão em andamento as construções de unidades em São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais e o Estado já se comprometeu com recursos para o HCzinho e a nova unidade do Complexo Pequeno Príncipe.
As quatro unidades que não ficam em Curitiba estão mais adiantadas. Elas representam, juntas, um investimento de R$ 378 milhões, sendo R$ 93,5 milhões aportados diretamente pelo Governo do Estado. Os convênios foram feitos com as prefeituras e no caso de Pinhais com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o objetivo dos investimentos é aproximar o cuidado das pessoas e garantir que o paranaense tenha um sistema de saúde eficiente. “Nos últimos anos, o Governo do Paraná tem feito o maior investimento em infraestrutura hospitalar da história recente do Estado. Esses novos hospitais da Região Metropolitana de Curitiba vão ampliar o acesso da população a atendimentos de qualidade, com estruturas modernas e serviços especializados”, afirma.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforça que os novos hospitais representam um avanço importante para a descentralização dos serviços e a ampliação da assistência especializada. “Essas obras fortalecem a regionalização da saúde e aproximam o atendimento hospitalar da população. Estamos ampliando o cuidado, investindo em estruturas modernas e promovendo um atendimento mais humano e resolutivo em todas as regiões do Estado”, destaca.