Combatente volta da Ucrânia para entregar pertences de paranaense desaparecido na guerra a familiares


Depois de oito meses de combate na Ucrânia, Sadat, brasileiro que atuou como médico de combate e evacuação, começou uma nova missão no Brasil: entregar para a família os pertences de um colega que está desaparecido na guerra.

Por conta disso, o paulista foi até Paranaguá, no litoral do Paraná, entregar documentos e uma bandeira para os familiares do jovem de 22 anos, que foi à Ucrânia no final de novembro de 2024, com o objetivo de ter experiência militar.

Ele desapareceu durante uma missão enquanto atuava em uma equipe de assalto – como são chamadas as unidades que agem com o objetivo de atacar as defesas inimigas.

Segundo Sadat, que era da mesma unidade do jovem desaparecido, a tarefa é o cumprimento de uma promessa que os dois fizeram.

“Eu prometi para ele que ia fazer isso pessoalmente. Fiz por camaradagem, porque eu só ia ter paz quando fizesse isso”, diz emocionado.

Sadat conta que não pretende voltar à Ucrânia. Agora, ele pretende voltar para São Paulo e retomar o trabalho como cirurgião dentista.

“Acredito que depois disso eu consigo seguir na minha vida, porque infelizmente eu não estava conseguindo seguir enquanto eu não encerrasse esse ciclo de entregar isso aos familiares desse combatente”, afirma.