A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela administração de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, realizará na próxima terça-feira (2) uma operação de manutenção na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu. As intervenções, que incluem trabalhos de sinalização horizontal e monitoração do pavimento, fazem parte do cronograma de manutenção previsto no contrato de concessão e têm como objetivo aprimorar a trafegabilidade e aumentar a segurança viária no local.
Segundo o diretor-executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas, a Ponte da Amizade é um dos principais pontos de conexão entre Brasil e Paraguai e figura entre os trechos mais movimentados sob responsabilidade da concessionária. “O trabalho que será feito no local tem como objetivo realizar a leitura e captação de dados do pavimento. Esse trabalho será executado por um equipamento com sensores, que ao trafegar pela ponte, fará a leitura automática da pista. Em paralelo, teremos equipes trabalhando na execução de sinalização horizontal na extensão da Ponte. São trabalhos que garantem melhorias na trafegabilidade e segurança das milhares de pessoas que cruzam de um país ao outro todos os dias”, afirmou Caldas.
A monitoração do pavimento é realizada em todo o trecho concedido à EPR Iguaçu e auxilia na avaliação da qualidade da via, orientando futuros trabalhos de correção e reparos. Na Ponte da Amizade, as intervenções ocorrerão de forma concentrada para minimizar o impacto no tráfego.
Interdição programada
Para garantir a segurança das equipes e dos usuários, será necessária a interdição total da ponte em ambas as cabeceiras, no período entre 1h e 2h da madrugada de terça-feira (2). O planejamento e a operacionalização da interdição foram validados por todos os órgãos envolvidos na operação da ponte, tanto do lado brasileiro quanto do paraguaio.
Durante a realização dos trabalhos, a sinalização será reforçada e equipes da concessionária, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, estarão presentes nos trechos de intervenção para orientar os motoristas. A EPR Iguaçu recomenda que os usuários redobrem a atenção, respeitem os limites de velocidade e sigam a sinalização ao trafegar pelas áreas em obras.
A concessionária ressalta ainda que, em caso de condições climáticas adversas, os serviços poderão ser reprogramados.