Cerca de mil motoristas ‘furam’ cancelas de pedágio por dia no Paraná, de acordo com dados de três concessionárias que administram as vias. A infração é grave e gera pontos na carteira. Veja quais são as punições abaixo.
A média de evasões por dia na Arteris é de 429. A concessionária é responsável por administrar a Arteris Planalto Sul, na BR-116 para ligar a capital à divisa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Arteris Litoral Sul, no Contorno Leste de Curitiba BR-116, BR-376 e BR-101 que liga a capital à Palhoça (SC) e a Arteris Régis Bittencourt, na BR-116 para ligação São Paulo/Curitiba.
Entre janeiro e outubro de 2024, a empresa registrou 128.629 evasões – aproximadamente 30% a mais que em 2023, quando o número de veículos evasores era pouco mais que 97 mil.
Outra concessionária é a Via Araucária, que iniciou operação em março deste ano, e já conta 225 evasões diárias. Até outubro, a empresa informou que foram 47.298 evasões.
A terceira empresa é a EPR Litoral Pioneiro, que também assumiu as praças Curitiba/Litoral e Ponta Grossa/Jacarezinho em 2024, e soma 289 veículos evasores a cada dia. De março a setembro, as equipes notaram 52.031 evasores.
Punições para quem “fura” pedágio
A evasão de pedágio é uma infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro para quem transpõe, sem autorização, um bloqueio viário com ou sem sinalização, deixa de passar pela pesagem de veículos ou não paga o pedágio.
Evadir pedágio é infração grave, o que gera o acúmulo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, a multa cobrada é de R$ 195,23.