Cerca de mil motoristas ‘furam’ cancelas de pedágio por dia no Paraná


Cerca de mil motoristas ‘furam’ cancelas de pedágio por dia no Paraná, de acordo com dados de três concessionárias que administram as vias. A infração é grave e gera pontos na carteira. Veja quais são as punições abaixo.

A média de evasões por dia na Arteris é de 429. A concessionária é responsável por administrar a Arteris Planalto Sul, na BR-116 para ligar a capital à divisa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Arteris Litoral Sul, no Contorno Leste de Curitiba BR-116, BR-376 e BR-101 que liga a capital à Palhoça (SC) e a Arteris Régis Bittencourt, na BR-116 para ligação São Paulo/Curitiba.

Entre janeiro e outubro de 2024, a empresa registrou 128.629 evasões – aproximadamente 30% a mais que em 2023, quando o número de veículos evasores era pouco mais que 97 mil.

Outra concessionária é a Via Araucária, que iniciou operação em março deste ano, e já conta 225 evasões diárias. Até outubro, a empresa informou que foram 47.298 evasões.

A terceira empresa é a EPR Litoral Pioneiro, que também assumiu as praças Curitiba/Litoral e Ponta Grossa/Jacarezinho em 2024, e soma 289 veículos evasores a cada dia. De março a setembro, as equipes notaram 52.031 evasores.

Punições para quem “fura” pedágio

A evasão de pedágio é uma infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro para quem transpõe, sem autorização, um bloqueio viário com ou sem sinalização, deixa de passar pela pesagem de veículos ou não paga o pedágio.

Evadir pedágio é infração grave, o que gera o acúmulo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, a multa cobrada é de R$ 195,23.