Acidente deve ser investigado pelo Ministério Público
Um piloto morreu e outro ficou ferido durante uma apresentação acrobática durante festival aéreo em Beja, Portugal, no domingo (2).
O homem que morreu era de nacionalidade espanhola, disse a Força Aérea Portuguesa. O acidente aconteceu durante uma demonstração aérea da patrulha ibérica YAKSTARS, constituída por portugueses e espanhóis.
Nas imagens filmadas pelo público, é possível ver seis aeronaves e duas delas, em movimento, colidem. Ao fim do vídeo, um dos veículos cai e explode. O outro piloto, um português, conseguiu permanecer no ar e realizar um pouso de emergência.
Segundo a Força Aérea, o portguês recebeu os cuidados de emergência, tendo sido avaliado pelas equipes de saúde e encaminhado, por precaução, ao Hospital de Beja. A força de segurança lamentou a morte do espanhol.
“É com enorme sentimento de pesar e de consternação que a Força Aérea presta as maiores condolências à família, amigos e conhecidos, estando profundamente solidária nesta hora de perda”. Após o acidente, o festival, o qual fazia parte das comemorações dos 72 anos da Força Aérea, precisou ser encerrado imediatamente.
Segundo a CNN Portugal, o acidente vai ser investigado pelo Ministério Público e pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), uma vez que se tratam de aeronaves civis.
Ainda de acordo com o site português, o grupo pilotava as aeronaves Warbird Yak52s, desenvolvidas pela União Soviética. O grupo é uma das maiores equipes de aviação civil de exibição acrobática. No evento, estavam presentes algumas das aeronaves mais potentes do mundo.