Duplicação entre Guarapuava e Palmeirinha terá investimento de R$ 118 milhões


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o resultado final da licitação da duplicação da PRC-466 em Guarapuava até o distrito de Palmeirinha, no Centro-Sul. Serão 11,52 quilômetros de novas pistas em concreto, além da restauração, pela técnica whitetopping, das pistas de asfalto já existentes.

A empresa Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda. foi a mais bem colocada na sessão de disputa, realizada no último dia 10, com proposta negociada de R$ 118 milhões. Na sequência apresentou a documentação exigida em edital dentro do prazo legal, aprovada pela comissão de contratação do DER/PR, que publicou o resultado final nesta terça-feira (21), após não serem registrados recursos administrativos pelas demais participantes. Ao todo, 10 empresas apresentaram propostas para disputar a execução da obra.

A próxima etapa é a publicação da homologação deste resultado, seguida por tramitação interna para assinatura do contrato.

OBRA – O trecho atendido da PRC-466 vai do km 247,02 em Palmeirinha até o início da pista dupla existente no perímetro urbano de Guarapuava, no km 258,54. Será implantada nova pista de pavimento rígido de concreto com duas faixas de rolamento de 3,6 metros de largura cada, acostamentos de 2,5 metros em ambas laterais, separada da pista existente por canteiro central ou barreiras de concreto New Jersey.

A pista existente será restaurada pela técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é aproveitado como base para a execução das placas de concreto do pavimento rígido. Esta solução já foi empregada com sucesso na restauração da PRC-280 no Sudoeste, que inclusive se tornou modelo para outros estados.

Serão implantados três retornos duplos do tipo “U” nas interseções em nível do trecho, disciplinando o tráfego e acesso a vias municipais e estabelecimentos comerciais, no km 250,7, km 256,2e km 257,4.

A obra prevê, também, a execução de uma nova ponte sobre o Rio Coutinho, paralela à já existente, com extensão de 40 metros e largura de 13 metros, além de melhoria da geometria de curvas, melhorias nos acessos a lotes lindeiros, passeios com piso tátil, nova sinalização vertical e horizontal, defensas metálicas e abrigos nas paradas de ônibus, entre outros.

O prazo de execução será de 540 dias corridos (18 meses), após concluída a licitação, assinado o contrato e emitida a Ordem de Serviço. Confira a maquete digital da obra.

PITANGA – No início do mês o DER/PR realizou audiência pública online sobre a duplicação em concreto e whitetopping da PRC-466 entre Pitanga e Palmeirinha, que será uma continuidade da obra sendo atualmente licitada.