Paraná confirma mais 31 mortes pela dengue em novo boletim


Desde o começo do período epidemiológico, 171 pessoas morreram pela doença no estado.

O Paraná confirmou mais 31 mortes pela dengue nesta terça-feira (23). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 171 pessoas morreram no estado desde o início do atual período epidemiológico, em julho de 2023.

De acordo com o boletim, as mortes aconteceram nas cidades de Ivaí, Ponta Grossa, Chopinzinho, São João, Ampére, Dois Vizinhos, Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge do Oeste, Boa Vista da Aparecida, Cascavel, Quedas do Iguaçu, Pérola, Mandaguari, Marialva, Sarandi, Apucarana e Guaíra.

O balanço confirmou ainda 260.517 casos da doença no período epidemiológico. São 41.472 a mais do que o boletim divulgado na semana passada.

A 10ª Regional de Cascavel, no oeste do Paraná, acumula o maior número de confirmações, com 35.793, seguida da 8ª Regional de Francisco Beltrão e da 16ª Regional de Apucarana.

Como evitar a dengue?

Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d’água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.

Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.

Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo.

Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.