Pelo menos 36.237 pessoas foram atingidas por temporais no Paraná da última quinta-feira (26) até domingo (29). É o que indica o mais recente balanço da Defesa Civil do Paraná, divulgado na manhã desta segunda-feira (30).
No início da manhã, às 7h, a Defesa Civil tinha informado que mais de 65 mil pessoas tinham sido atingidas. O órgão corrigiu o número de atingidos às 8h30.
Conforme o documento, na manhã desta segunda, 779 pessoas estão desabrigadas e 1.894, desalojadas. O órgão afirma, ainda, que registrou 30.280 residências danificadas e 26 casas destruídas.
Também de acordo com a Defesa Civil, 57 cidades tiveram danos registrados, como Porto Amazonas, nos Campos Gerais.
O Rio Iguaçu voltou a subir na cidade e chegou a 5,8 metros, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Em Dois Vizinhos, no sudoeste, choveu 270 milímetros apenas no sábado (28), de acordo com o Simepar. A média histórica de outubro era de 231 mm na cidade.
Outra cidade com moradores afetados foi Francisco Beltrão, também no sudoeste. Com registro de quase 200mm de chuva em apenas um dia, vários pontos da cidade alagaram, e casas foram invadidas pela água.
Ainda no sudoeste paranaense, um sofá e duas geladeiras foram arrastadas com a força da água do temporal em Boa Esperança do Iguaçu.