Uma novidade, que nem é tão novidade assim, será implantada na semifinal do Campeonato Paranaense de Futebol. Pela primeira vez o Estadual terá o recurso do árbitro de vídeo. Inédito na competição, o VAR já é bastante conhecido de quem acompanha o futebol. Por esse motivo é que para o torcedor não chega a ser uma curiosidade, mas para a competição se trata sim de uma novidade.
Dos quatro estádios que sediarão os jogos da fase semifinal, a Arena da Baixada, do Athletico, e o Germano Krüger, do Operário-PR, já receberam partidas com árbitro de vídeo. O Estádio Olímpico Regional, onde o FC Cascavel manda seus jogos, e o Estádio Willie Davids, casa do Maringá, receberão a tecnologia pela primeira vez.
A operacionalização do VAR é responsabilidade da Federação Paranaense de Futebol, que desde o começo da competição já sinalizava que poderia utilizar esse auxílio da tecnologia em jogos decisivos da competição para minimizar possíveis erros da arbitragem de campo.
Apesar de o Departamento de Arbitragem da FPF não confirmar a utilização do recurso, o Portal Catve.com apurou a informação de que no Estádio Olímpico uma cabine será reservada para o VAR. Uma vistoria já foi feita no local e na tarde desta sexta-feira (17) a entidade deverá iniciar a instalação dos equipamentos que serão utilizados.
Outra informação apurada pelo Portal Catve.com é de que árbitros estão em Curitiba passando por um processo de capacitação onde todas as regras para utilização do VAR estão sendo repassadas. A capacitação serve tanto para as finais do Estadual e também para o Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D e incluiu provas teóricas e práticas. Todos os árbitros do quadro nacional participam da atualização.
Recentemente, no duelo entre FC Cascavel e Coritiba, o Aurinegro reclamou bastante da arbitragem. Na partida não foram marcados quatro pênaltis claros, sendo três a favor do FC Cascavel e um do Coritiba (veja no vídeo acima). Depois do jogo o Presidente Valdinei Silva chegou a dizer em entrevista que o Paranaense já poderia utilizar a tecnologia para esclarecer lances polêmicos. O técnico Luiz Carlos Cruz foi outro que defendeu o recurso do VAR.
A confirmação e todo os detalhes sobre o uso do VAR deve sair ainda na tarde desta quinta-feira (16).Fonte:Catve