Paraná é 4º lugar no ranking brasileiro de produção industrial


Feita de concreto ou semeada em terra fértil, a indústria do Paraná transforma horizonte em espaço de crescimento. Há três anos o Paraná ocupa o 4º lugar no ranking brasileiro de produção industrial.

Segundo Edson Vasconcelos, Vice-presidente da Fiep “Nós temos uma evolução muito grande do Paraná no setor da indústria do agro. A indústria vinculada à questão dos alimentos. A proteína vegetal sendo transformada em proteína animal”.

Essa transformação é resultado de pelo menos vinte anos de investimento para fazer do estado não só um exportador de commodities, com produção atual de 45 milhões de toneladas de grãos por ano, mas uma potência em agregar valor à esse volume.

Assim como o amplo universo industrial do Paraná é calculado em números, é possível se aproximar de cada propriedade rural que movimenta a indústria do agro para perceber que este modelo de negócio também é baseado em indicadores, habilidade de gestão e foco em resultados. São indústrias onde a produção não para, mesmo afastadas dos parques tecnológicos dos grandes centros urbanos.

Em 2022, Cascavel foi a cidade que mais produziu frango de corte no Brasil. O Paraná é o líder nacional neste setor. Os chineses são nossos principais clientes.

Os próximos três anos terão investimentos astronômicos vindos do cooperativismo.

Fonte:JC1