Foz do Iguaçu investiga três casos suspeitos de varíola dos macacos, diz prefeitura


A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, informou nesta terça-feira (1º) que investiga 3 casos suspeitos de varíola dos macacos na cidade. Conforme a pasta, outro caso suspeito foi descartado.

O supervisor de Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu Roberto Doldan, falou sobre as características dos 3 casos investigados na cidade.

“Um indivíduo de 49 anos, esse sim tem história de deslocamento. Ele saiu e foi para São Paulo e apresentou lesões características e duas jovens de 23 anos, que tem lesões, porém mas elas não tem histórico de deslocamento,” afirmou Doldan.

Conforme Doldan já foram coletados materiais dos três casos suspeitos. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central do Paraná, em Curitiba e devem ficar prontos no prazo de 7 a 10 dias.

De acordo com o supervisor, o Ministério da Saúde publicou orientação na última semana em que ostra que a doença já apresenta a chamada transmissão comunitária.

“Desde a semana passada o Ministério da Saúde publicou uma nova orientação de que você não precisa necessariamente ter se deslocado. Já temos casos de transmissão comunitária, que as pessoa estão pegando sem precisar sair da sua localidade,” explicou Doldan.

A orientação, conforme Doldan, seja para casos confirmados ou suspeitos, é que a pessoa fique em casa até que as lesões sejam totalmente cicatrizados.