UM MAIOR PRESO E UM MENOR APREENDIDO PELA PM APÓS SEQUÊNCIA DE TRÊS ROUBOS AGRAVADOS EM CAFELÂNDIA


Segue relatório da ocorrência.

Em data de 09-05-2022, por volta das 22:30 hs polícia militar foi solicitada a comparecer ao endereço sito a rua Virgílio Manoel Alexandre, no local, entrou em contato com a solicitante a qual informou que estava andando pela rua Coletor Pacheco quando foi abordada por um veículo Fiat/Palio de cor cinza, a qual havia 2 homens em seu interior, sendo que um moreno, aparentando pouca idade, desceu do veículo colocando uma faca em seu pescoço e roubou seu aparelho celular Samsung A22s de cor azul, vítima não conseguiu repassar mais informações, pois encontrava-se muito abalada emocionalmente.


Foi realizado patrulhamento na tentativa de localizar o veículo e autores do roubo. Ainda durante patrulhamento, aproximadamente as 23:35 hs, foi recebido nova ligação via telefone funcional da viatura, informando outro roubo por veículo com mesma característica do roubo anterior, foi deslocado ao endereço sito a rua Lauro Cirico, onde em contato com a vítima a qual informou que estaria vindo do trabalho, transitando a pé pela rua Luís Pasquali, próximo ao cruzamento com a rua Dercidoneo Grigio, foi abordada por um veículo Fiat/Palio de cor cinza, com 02 masculinos em seu interior, sendo que um deles, moreno, aparentemente jovem, desceu do veículo anunciando o roubo, ameaçando a vítima com um objeto o qual acredita ser uma faca, roubando assim seu celular Xiaomi Redmi 9T de cor verde.

Equipe policial iniciou novamente patrulhamento para tentar localizar os autores dos roubos, sendo que na avenida Desembargador Munhoz de Mello, próximo ao cruzamento com a rua Juventino Zatta, (próximo ao ginásio de esportes) foi visualizado um veículo com as características repassadas pelas vítimas, sendo um Fiat/Palio de cor cinza com 02 ocupantes dentro, um deles moreno e aparentemente jovem. Foi dado voz de abordagem ao condutor, sendo que este não obedeceu a ordem emanada pela equipe policial, a qual fez uso de sinais luminosos e sonoros disponíveis na viatura, foi iniciado acompanhamento tático, tendo o veículo “pulado” 03 lombadas no percurso de fuga, ao adentrar pela avenida Ângelo Veríssimo Faé, (saída para Campina) o ocupante da carona do veículo começou a dispensar alguns objetos pela janela do veículo, sendo logrado êxito em abordar o veículo no início da Estrada da Campina, sendo o veículo identificado como um Fiat/Palio de cor cinza e placas AIW6J53, o qual em consulta ao sistema SESP não constava débitos.


O condutor foi identificado como E. M. de O. o qual não possui CNH, passageiro foi identificado como J. V. de P. (17 anos de idade).
Por apresentarem comportamento não cooperativo com as ordens emanadas pela equipe policial, foi necessário fazer uso de algemas, conforme Sumula Vinculante Nº 11 do STF, para preservar a integridade física da equipe e dos envolvidos. Junto de J. foi localizado uma faca de serra de cabo azul e aproximadamente 11 centímetros de lâmina e 21 centímetros de comprimento total, no interior do veículo dos envolvidos foi localizado também uma bolsa feminina com estampa imitando pele de onça com itens femininos dentro e fone de ouvido sem fio, da marca altow de cor rosa.


Dos objetos dispensados pelos abordados, foi localizado uma carteira feminina com documentos em nome de uma mulher (posteriormente devolvido a vítima no DPM) foi localizado também um celular Xiaomi Redmi de cor azul e capinha colorida, sendo que entre a capinha e o celular, havia um cartão em nome da última vítima , ainda durante a abordagem, foi recebido nova ligação informando um terceiro roubo de celular, sendo que vítima descreveu o veículo, envolvidos e modo de agir semelhante aos dois roubos anteriores, terceira vítima se identificou por telefone como sendo Proprietária da bolsa e do celular, a qual foi orientada a deslocar diretamente ao DPM de Cafelândia, onde os indivíduos abordados e objetos apreendidos seriam conduzidos.

No DPM, foi constatado que J. é menor de idade, sendo então solicitado a presença do Conselho Tutelar Municipal, através das conselheiras tutelares de plantão que acompanharam a condução do menor J. que admitiu que fez os roubos para trocar os objetos por droga, alegando que é dependente químico. Compareceu no DPM a vítima do último roubo agravado, a qual por estar bastante abalada e com medo dos autores, optou por não entrar no DPM para não ter contato com eles. Após confecção de Boletim de Ocorrência, autores, arma branca possivelmente usada no crime e objetos apreendidos foram encaminhados para a Polícia Civil de Nova Aurora para procedimentos cabíveis. Por não apresentar condutor habilitado, veículo ficou apreendido no pátio do DPM. É o relato.