Cerca de 80% dos médicos peritos do INSS no Paraná estão em greve, diz sindicato


Cerca de 80% dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que atuam no Paraná estão em greve, segundo o sindicato que representa a categoria. Os servidores estão em paralisação desde março, pedindo reajustes salariais e melhores condições de trabalho.

De acordo com o INSS, mais de 760 mil pessoas aguardam perícia médica em todo o Brasil. O Ministério da Economia diz que o tempo médio de espera para o agendamento do procedimento é de 66 dias.

A doméstica Simone Cristina Maciel é moradora de Paranavaí, no noroeste do Paraná. A trabalhadora sofreu um acidente em setembro de 2021 e fraturou o braço. No mesmo mês ela agendou uma perícia para 25 de abril de 2022.

Ao chegar na agência, ela foi comunicada que a perícia não poderia ser feita, por causa da falta de peritos. O procedimento foi reagendado para 23 de novembro de 2022.

“Eu me sinto humilhada, porque trabalhar é um direito meu. Daí, você vai lá e espera todo esse tempo, é humilhante. Quem que vai poder te ajudar?”, disse.

O INSS orienta para que os trabalhadores façam o reagendamento de serviços.

Paralisação

O sindicato informou que os servidores estão fazendo a paralisação para reivindicar um reajuste emergencial de 19,99% e abertura de negociações com o governo.