Alep aprova projeto de reajuste salarial da Polícia Militar, Civil e Científica do Paraná


O projeto de lei enviado pelo Governo do Paraná que concede reajuste salarial às polícias estaduais foi aprovado em segundo turno em sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta quarta-feira (30). A votação ocorreu em meio a protestos da categoria do lado de fora da Casa.

Antes, a proposta voltou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por conta de uma emenda apresentada em plenário na terça (29).

Com 37 votos favoráveis e 12 contrários, o projeto foi votado em definitivo e agora segue para sanção do governador Ratinho Junior (PSD) dois dias após o envio do PL por parte do Poder Executivo.

Um requerimento que discutiria uma emenda que propunha que os valores do reajuste fossem dobrados ainda foi votado. A medida foi negada pelo mesmo placar.

Conforme texto, o reajustes nas forças de segurança vai variar de R$ 300 a R$ 1.000, sendo maior para os cargos da base e menor para o topo de carreira.

Um dos motivos do ritmo acelerado das discussões é a lei eleitoral segundo a qual o Executivo tem até 4 de abril para conceder reajuste salarial a servidores. A partir de 5 de abril – 180 antes do pleito – a prática é vedada.