Sebrae oferece mil vagas para curso gratuito na área de TI, no Paraná


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Paraná abriu inscrições para um curso que busca impulsionar e preparar profissionais para a área de Tecnologia da Informação (TI) por meio de treinamentos.

Mil vagas foram abertas, e o curso online pode ser feito por pessoas de todas as regiões do estado.

Com duração de seis meses, os cursos ofertados no programa TechDev são nas áreas de concepção, desenvolvimento, publicação, manutenção e evolução de produtos e sistemas de base tecnológica.

Os participantes são capacitados para atuarem em empresas que desenvolvem software e também em empresas de qualquer outro segmento e porte, inclusive as Micro e Pequenas Empresas que necessitem de profissionais da área de sistemas e computação.

O curso é uma parceria do Sebrae Paraná com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro-PR) e com o Núcleo Softex Campinas (NSC). Além dos profissionais, o projeto TechDev vale também para empresas que queiram se capacitar.

Como se inscrever

Assim como o curso, as inscrições são feitas de forma online. Os interessados podem se inscrever gratuitamente nos cursos disponíveis pelo link disponibilizado pelo Sebrae Paraná.

Já as empresas interessadas em participar precisam procurar a Assespro-PR. Em Curitiba, a associação fica na Rua Imaculada Conceição, 1430, no Prado Velho. O telefone para contato é o (41) 3337-1073.

Área de TI com alta demanda

O TechDev é uma ação conjunta, que busca suprir o déficit profissional no estado e oferece aos participantes acesso às tendências mais recentes em desenvolvimento de software, design e empreendedorismo.

Com isso, profissionais e Micro e Pequenas Empresas (MPE) de base tecnológica desenvolveram pré-requisitos para participar dos processos seletivos.

De acordo com o coordenador de tecnologia do Sebrae Paraná, Vinicius Galindo de Mello, a formação atual desses profissionais não dá conta da demanda e continuará não dando mesmo em 2024, de acordo com as projeções.

“Regionalmente, existem iniciativas de formação para novos profissionais, mas não alcançam todas as cidades. A proposta do TechDev é que seja perceptível por empresários de várias regiões do Paraná”, explica Vinicius.

Por isso, a projeção de crescimento para empregos no setor de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para a próxima década é 40% maior em comparação aos outros setores, segundo o Sebrae.

O curso também busca possibilitar que empresas menores tenham acesso a esses profissionais, promovendo networking.