Fevereiro termina com chuvas abaixo das médias históricas na maior parte do Paraná


O Paraná encerrou o mês de fevereiro com volume de chuvas abaixo da média na maior parte do estado. Os casos de cidades em que a chamada média climatológica de chuvas foi superada – a maioria no norte e noroeste do estado – se devem principalmente a chuvas fortes registradas em poucos dias, a maioria no início do mês, segundo o Simepar.

A capital Curitiba, por exemplo, teve o fevereiro mais chuvoso em três anos – com 113,6 mm de chuvas registrados no período, um déficit de 31,6% da sua climatologia de fevereiro (166,2 mm).

Entre as cidades onde menos choveu no Paraná em fevereiro está Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo o Simepar, o município registrou volume de chuva abaixo da média, com 41mm. Na outra ponta, Jaguariaíva se destaca com 307,4 mm – mais do que o dobro da média do município.

Pelos dados do Inmet e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os maiores acumulados de chuva em fevereiro de 2022 foram em:

  • Antonina, com 198,3mm, corresponde a 73,3% da climatologia de fevereiro (270,7mm);
  • Inácio Martins, com 181,2mm, corresponde a 42,7% acima da climatologia de fevereiro (127,0mm);
  • General Carneiro, com 166,4mm, corresponde a 94,8% da climatologia de fevereiro (175,4mm);
  • Marechal Cândido Rondon, com 162,6mm, corresponde a 23,4% acima da climatologia de fevereiro (131,8mm);
  • Pato Branco, com 160,8mm, corresponde a 68,7% da climatologia de fevereiro (234,0mm);
  • Foz do Iguaçu, com 149,4mm, corresponde a 3,3% acima da climatologia de fevereiro (144,6mm).

Como deve ser março

No mês de março, ainda com a América Latina sob efeito do fenômeno la niña, a chuva pesada deve se concentrar principalmente nas regiões Norte e Sul do país, segundo o Climatempo. Assim, as frentes frias devem se concentrar na região sul, favorecendo temporais e excesso de volume de água nos primeiros quinze dias de março no Paraná.

O sul do Brasil, também segundo o Climatempo, deve receber três frentes frias nas próximas semanas. Já na segunda quinzena do mês, no Paraná as chuvas devem ficar mais espaçadas. Mesmo com temporais em curtos períodos de tempo, estado deve encerrar março com volume de chuvas abaixo da média.