Saúde encontra 224 escorpiões em residência na região de Goioerê após morador ser picado


A equipe de vigilância ambiental e sanitária de Mariluz, na região de Goioerê, encontrou 224 escorpiões no quintal de uma casa. A fiscalização ocorreu após o morador do local ser picado por um dos animais peçonhentos.

Segundo Secretaria Municipal de Saúde, a reação a picada não foi grave, e o morador passa bem. A informação foi divulgada nesta terça-feira (22).

“Encontraram muitas madeiras no terreno e foram fazer a retirada dos escorpiões. Em apenas uma residência, retiraram 224 escorpiões. Foi conversado com o responsável pelo domicílio para fazer a retirada das madeiras e todos os entulhos de construção”, contou a secretária de Saúde, Angela Maria de Almeida.

De acordo com o Ministério da Saúde, o escorpião amarelo é uma das espécies de maior preocupação em razão da gravidade do envenenamento, que pode levar a vítima à morte.

Na fiscalização em Mariluz, a maioria dos animais era da espécie de cor amarela, segundo a prefeitura. Para evitar os animais na cidade, que tem cerca de 10 mil habitantes, a prefeitura começou uma campanha de orientação.

“Pedimos que a população cuide dos seus quintais, não acumule nada que possa servir de moradia dos escorpiões. Sabemos que o escorpião amarelo mata, então é altamente nocivo. A gente vem pedir a compreensão da população para que cuide do seu quintal”, disse a secretária.

A orientação é de que, mesmo que ninguém seja picado, moradores que encontrarem o animal devem informar a prefeitura para que seja feita uma avaliação do local.

Segundo os especialistas, o animal gosta de ambientes escuros e úmidos, onde tem comida e água, como entulhos de material de construção, montes de folhas secas, entre outros. Por isso, as pessoas devem manter terrenos sempre limpos. (Goionews, com G1 Paraná).