Pesquisadora desenvolve sorvete à base de Tilápia para aliviar dores da filha em tratamento de câncer


A pesquisadora Ana Maria Silva, de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, desenvolveu um sorvete à base de tilápia para ajudar a filha durante o tratamento de um câncer. A proposta foi oferecer proteína animal, ao mesmo tempo em que aliviava o incômodo das feridas na boca causadas pela quimioterapia.

Tudo começou em 2019, quando a filha de Ana Maria foi diagnosticada com câncer de mama aos quatro meses de gravidez.

Naquele momento, a filha da pesquisadora tinha dificuldade para ingerir proteína animal e estava com feridas na boca em decorrência da quimioterapia. Os problemas se transformaram em um impulso para a ciência.

“Quando ela fazia a quimioterapia tinha feridas na boca e ficava com ela bem sensível, então pedia para comprar sorvete que acalmava, dava um alívio. Ela não conseguia comer carne por causa das fibras. Começamos então a fazer almôndega e hambúrguer com a carne micro moída e ela conseguia comer. Juntei o sorvete que ela tomava e micro carne e pensei: se eu juntasse o sorvete à proteína do peixe que é nutricionalmente saudável e desenvolvesse esse produto para pacientes com câncer?”

Ana Maria comenta que sorvete tem gostos conhecido pelo paladar. “Tem sabor de sorvete de creme com leve toque de baunilha”.Fonte:G1