O município de Cafelândia, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), receberá na próxima segunda-feira (22) o Ônibus Lilás – um equipamento que presta serviço da rede de atendimento as mulheres em situação de violência, realizando ações de prevenção, assistência e investigação. O Ônibus, ofertado pelo Estado, é equipado com salas fechadas para garantir privacidade às mulheres, com atendimento de psicólogas, assistentes sociais e advogados. “Infelizmente os números estão crescendo assustadoramente em nosso país, estado e em Cafelândia a situação não é diferente. Bater em mulher é crime e o agressor deve ser punido. Nossa ideia, ao trazer o Ônibus Lilás é informar às mulheres sobre seus direitos e deveres e ainda orientar sobre as mais diversas formas de violência”, destacou a primeira dama e secretária de Assistência Social, Roseli Camilo.
A ação acontecerá na segunda-feira (22/11) e será feita de maneira individual, no interior do ônibus, respeitando a privacidade e a história de cada mulher e ainda o distanciamento social. “Estamos preparando um evento inédito e único em nosso município. Nossa ideia é que o evento aconteça durante todo o dia. Iniciaremos às 9h, com a abertura oficial. Na sequência, faremos a abertura dos trabalhos do Ônibus propriamente dito e ainda orientações sociais e da área da saúde. Serão ofertados ao longo do dia: aferição de pressão arterial, orientações sobre métodos contraceptivos, teste de hepatite B, C, sífilis, HIV, cadastramento de pacientes interessadas em realizar o processo de laqueadura e teste de glicemia, que deverá ser realizado em jejum. “Nossa ideia é chamar a atenção das mulheres para esse evento. Estaremos ofertando ainda neste dia corte cabelo, serviço de manicure, design de sobrancelha, massagem, esses devido a pandemia estaremos realizando agendamento de horário – a partir de hoje – pelo telefone (45) 3241 3680, para que não haja aglomerações de horários na segunda”, destacou a secretária Roseli Camilo.
“Bela Gestante”
Instituído através de Lei Municipal, o Bela Gestante visa registar um dos momentos mais marcantes da vida da mulher: a gestação. “Sabemos que a grande maioria das mulheres sonham em ser mães e registrar esse momento com fotos faz parte do planejamento de quase todas, porém, nem todas conseguem pagar devido ao preço elevado. Por isso, publicamos a Lei no início do ano e neste mês de novembro, em especial na segunda-feira estaremos realizando as primeiras fotos das gestantes cadastradas no Cadastro Único. Tenho certeza que serão momentos únicos e que farão a diferença na vida das futuras mamães”, encerrou a secretária de Assistência Social, Roseli Camilo.
O evento “Ônibus Lilás” acontecerá em frente a APMI das 9h às 17h sem intervalos para o almoço. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (45) 3241 3680. O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade.