Covid-19: 654 mil pessoas não retornaram para receber 2ª dose da vacina no Paraná, diz Saúde


Pelo menos 654 mil pessoas não retornaram aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, no Paraná, de acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde a pedido do g1.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), 6,8 milhões de pessoas concluíram o esquema vacinal.

Atualmente, o Paraná está vacinando adolescentes e aplicando a dose de reforço para idosos, pessoas imunossuprimidas e profissionais da saúde. Algumas cidades também reduziram o intervalo de aplicação da segunda dose para os imunizantes da Pfizer e AstraZeneca.

Especialistas argumentam que a aplicação da segunda dose é essencial para que as pessoas tenham um nível de proteção maior contra o novo coronavírus.

Além disso, profissionais da área afirmam que o avanço da vacinação é o principal responsável pela redução no número de casos, mortes e hospitalizações provocadas pela doença.

Vítima da Covid-19

 marido da estilista Tiarla Luz, Juliano Amiltton, estava ansioso para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A aplicação deveria acontecer em novembro, mas não deu tempo.

Juliano foi diagnosticado com a doença no fim de setembro. Tiarla conta que o estado de saúde do marido se agravou rapidamente e, logo, ele precisou ser internado. No dia 14 de outubro, Juliano não resistiu e morreu.

“Ele ficou entre 12 e 13 dias entubado. Todo dia a gente recebia um áudio da equipe médica, e no dia 13 de outubro eles me mandaram dizendo que a qualquer momento ele poderia morrer. No amanhecer do dia 14, a saturação dele foi diminuindo e deu uma parada cardíaca”, disse.

Tiarla lamenta que o marido não conseguiu concluir o esquema vacinal. Para ela, se Juliano tivesse conseguido tomar a segunda dose ele estaria vivo.

“Ele até falou para mim: ‘Nossa que pena que eu não consegui tomar a segunda dose antes. Eu poderia estar melhor'”, lembrou.

Tiarla e Juliano estavam juntos havia cinco anos. Ele tinha 32 anos, trabalhava como gerente comercial em Campo Mourão, no centro-oeste do estado, e deixou dois filhos.