Arcebispo de Cascavel passa por cirurgia para retirada de tumor na cabeça


O arcebispo de Cascavel, no oeste do Paraná, Dom Adelar Baruffi, passou por uma cirurgia na manhã desta segunda-feira (15) para a retirada de tumor na cabeça na região frontal esquerda. A cirurgia foi realizada em Curitiba, durou cinco horas e ocorreu de acordo com as expectativas, segundo a arquidiocese.

Dom Adelar deve ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até terça-feira (16) e depois será encaminhado para um quarto onde ficará em observação até sexta-feira (19), data em que está prevista a alta.

Após sair do hospital, ele ficará mais algumas semanas em Curitiba para a realização da radioterapia, segundo a arquidiocese.

Desmaio em missa

No dia 7 de novembro o arcebispo teve um desmaio durante uma missa e foi levado ao hospital de Cascavel. Ele fez alguns exames que constataram o tumor na cabeça.

Na última semana, ele foi transferido para Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) para a realização de novos exames e a definição de como o procedimento seria feito.

Dom Adelar Baruffi tem 51 anos e foi nomeado arcebispo de Cascavel em setembro, após o antigo ocupante do cargo, Dom Mauro Aparecido dos Santos, morrer vítima da Covid-19.

Natural de Coronel Pilar (RS), o religioso ingressou no seminário aos 15 anos e foi nomeado bispo em 2014. Ele recebeu ordenação presbiteral em 1995. Antes de Cascavel, ele era bispo em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul.