Encontrada jazida comercial de ouro em Nova Aurora, perto do Rio Piquiri


A Agência Nacional de Mineração – ANM -, por meio do Sigmine (Sistema de Informação Geográfica da Mineração), confirmou a existência de registro de lavra de ouro, numa área de 247,30 hectares em Nova Aurora, a pouca distância do rio Piquiri, na divisa com Quarto Centenário.

A descoberta está registrada este ano e já se encontra em atividade de exploração industrial, sob o controle de um só titular, conforme informações de registro.

Há outras áreas aguardando registros para exploração de outros minérios preciosos, assim como de basaltos, xistos, água mineral e outros.

A lavra, segundo o código brasileiro de mineração, pode ser definido como o conjunto de operações que possuem o objetivo de aproveitar industrialmente uma jazida. Dessa forma, a lavra mineral vai desde a extração até os processos utilizados para realizar o beneficiamento do minério

De acordo com informações que chegaram ao repórter José Daniel, o local da descoberta de 1459 hectares de terras da lavra de ouro no município de Nova Aurora está na região do entorno da estrada Iporã, na divisa com Formosa do Oeste, nas margens do Piquiri. Do outro lado do rio fica o município de Quarto Centenário.

A lavra foi descoberta desde 1999, mas só agora o Governo Federal liberou para a exploração. O registro de exploração de 247 hectares foi liberado desde junho deste ano.

Devido à possível grande quantidade possível de ouro, o Governo Federal liberou os 247 hectares como produção industrial. (O Regional/José Daniel).