Conselho Tutelar do município de Nova Aurora participa de capacitação do SIPIA


Da Assessoria

No dia 11 de agosto, a equipe do conselho tutelar de Nova Aurora participou da capacitação do SIPIA, que ocorreu no prédio do conselho tutelar do município. A capacitação aconteceu através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que solicitou a capacitação junto ao Conselho Tutelar. 

O SIPIA é o Sistema de Informação Para Infância e Adolescência, um sistema de Registro e tratamento de informação com abrangência nacional, criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas para crianças e adolescentes, garantindo-lhes acesso à cidadania. O SIPIA é uma ferramenta essencial para mapear as violações de direitos de crianças e adolescentes. Também é um instrumento fundamental de monitoramento e análise da política pública da criança e adolescente, servindo para impulsionar ações, projetos e atividades em determinada área. Muito importante ainda, para acompanhamento dos índices de violação nos municípios e também o fluxo do atendimento da criança e adolescente em situação de violência.

Além da capacitação sobre o sistema, os conselheiros tutelares também puderam esclarecer dúvidas sobre outras atribuições do Conselho Tutelar.