Cascavel divulga novos detalhes de revitalização da região do Lago Municipal


A Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, divulgou, nesta terça-feira (17), novos detalhes sobre o Território Verde, na região do Lago Municipal. O projeto arquitetônico deve ficar pronto no fim de 2021.

Conforme a prefeitura, o local pretende unir preservação ambiental, turismo, lazer, economia, cultura e outras atividades.

Neste momento, o município está em fase de captação de recursos para poder executar a obra, que não teve valor divulgado.

O projeto foi apresentado por arquitetos do escritório Jaime Lerner. O Território Verde foi um dos últimos trabalhos com a participação do ex-governador do Paraná e urbanista, que morreu em maio de 2021.

“Esse projeto vai até o final do ano, até meados de outubro. É importante a gente ter um feedback da cidade, da população, porque isso ajuda o projeto a ficar mais maduro. Estamos nesse processo de mostrar, receber o feedback para prefeitura, atualização e aí evoluir para projetos executivos”, disse o arquiteto Guilherme Guerra.

De acordo com a proposta, a pista de caminhada, ciclovia e a Avenida Rocha Pombo serão requalificadas, assim como todo o entorno do lago e do parque ambiental Paulo Gorski.

Na orla do lago será implementado um espaço gastronômico com restaurantes e café, além de palco flutuante, playgrounds, portais, academia ao ar livre, entre outros espaços.

Segundo a prefeitura, o Território Verde terá uma legislação específica, que definirá a forma de construir no entorno da área.

Para o prefeito, Leonaldo Paranhos (PSC), o projeto não oferece apenas beleza, mas também preservação ambiental.

Ele disse ainda que está discutindo com a Sanepar, que tem o lago como reservatório, para fazer investimentos no espaço.

“Gostaria muito que em novembro a gente pudesse lançar a primeira licitação, talvez do mobiliário, dos portais, que nós teremos todos os projetos aptos para isso. Nós estamos falando do maior reservatório que a Sanepar tem em Cascavel, então eu não abro mão que a Sanepar seja, de fato, a patrocinadora desta área. Claro que será transformado em um espaço de lazer, de turismo, gastronomia, mas tudo isso que nós estamos fazendo é para dar proteção ambiental ao nosso lago e a Sanepar tem que ter interesse para isso.”

Conforme a Sanepar, a companhia está em tratativas com o município, ainda não estão definidas as ações.