Botucatu registra queda de 86,5% em casos de Covid-19 após vacinação em massa


A vacinação em massa feita em Botucatu, cidade do interior de São Paulo, é um sucesso. Em nova mostra da pesquisa sobre a efetivada do imunizante da Oxford/AstraZeneca, foi registrado uma redução de 86,5% dos casos de Covid-19 em dois meses.

O número é baseado na redução de casos da doença registrada na semana entre 4 de julho e 10 de julho, em que a média caiu para 19 casos por dia. Entre os dias 6 a 12 de junho foram 141 casos diários confirmados.

A expectativa inicial da pesquisa é que os casos começassem a cair a partir da segunda quinzena de junho. Isso realmente aconteceu. Há um mês, o número de casos está apenas caindo.

Outro dado importante sobre a pesquisa é a redução no número de internações por Covid-19. Segundo dados da Secretaria de Saúde Municipal, no dia 2 de junho foi registrado um pico com 97 moradores internados e agora, até a semana do dia 9 de julho, há registros de apenas 39 pessoas internadas.

Isto é, houve uma queda de 59% nas internações por coronavírus em Botucatu desde o início do mês.

Status da vacinação

Segundo o vacinômetro do estado de São Paulo, Botucatu aplicou a primeira em 122.609 pessoas, o que representa 82,3% da população. Praticamente todos os adultos da cidade foram imunizados.

Os moradores que receberam a primeira dose no dia 16 de maio devem completar a imunização no dia 8 de agosto, que será um domingo. Já as pessoas que receberam o imunizante no dia 22 de maio devem tomar a segunda dose dia 14 de agosto, sábado.

Mesmo com o avanço da campanha de vacinação, o uso de máscara e o distanciamento social ainda devem ser respeitados no município.

Estudo

A iniciativa faz parte de uma pesquisa que procura avaliar a eficácia do imunizante Oxford/AstraZeneca, distribuído no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), contra novas cepas do coronavírus.

O estudo foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e as doses da vacina serão doadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do governo federal. A duração da pesquisa é estimada em oito meses e incluirá a aplicação das duas doses, além do acompanhamento da população que recebeu essas vacinas.

De acordo com o Ministério da Saúde, Botucatu foi escolhida porque reúne uma série de condições que fazem da região o local ideal para esse tipo de análise, como a testagem de todos os sintomáticos de síndromes gripais com o exame RT-PCR.