Com autorização da Justiça, colégios estaduais fazem eleições para diretores nesta quarta (7)


O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) autorizou a realização das eleições para a escolha de diretores de colégios da rede pública estadual. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) a votação será feita nesta quarta-feira (7).

As eleições estavam marcadas para dezembro de 2020, mas foram suspensas pela Justiça por causa da pandemia do novo coronavírus. No início de julho deste ano, uma nova decisão voltou a suspender o pleito marcado para os dias 7 e 23.

Com a decisão do TJ-PR, que atendeu a um pedido feito pelo Governo do Paraná, a Seed fará a eleição no formato presencial em 1.273 colégios. Outros 409 terão a votação pela internet.

Segundo a secretaria, os colégios tiveram autonomia para escolher se realizariam as eleições de forma virtual ou presencial.

Cerca de 1,7 mil diretores serão eleitos, com mandatos até 2024. A votação será feita das 8h às 21h. Em caso de segundo turno, a eleição será realizada no dia 23 de julho, conforme a Seed.

Os colégios cívico-militares, de educação integral, das comunidades indígenas e quilombolas, as cedidas ou alocadas em instituições religiosas e os Colégios da Polícia Militar do Paraná não participam das eleições.