Covid: Macrorregião oeste atinge 99% de ocupação dos leitos de UTI adulto do SUS


A macrorregião oeste atingiu 99% de ocupação dos leitos adultos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nesta quinta-feira (24), conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Conforme a secretaria, dos 357 leitos ofertados de UTI adulto exclusivos para a doença, apenas três estão disponíveis. A enfermaria, com 429 leitos no total, está com 59% de ocupação.

A taxa de ocupação é a maior registrada entre as quatro macrorregiões do Paraná.

Ao todo, a macrorregião soma 94 municípios do oeste e sudoeste do Paraná, com mais de 1,9 milhões de habitantes, e representa as regiões de cidades como Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão e Pato Branco.

Conforme dados da Sesa, até a manhã desta quinta, 73 pacientes com Covid-19 aguardavam por leitos de UTI e outros 51 por vagas em enfermarias, na macrorregião oeste.

Desde o início da pandemia, 30.169 pessoas morreram vítimas da Covid-19 e 1.243.845 foram infectadas pelo novo coronavírus no Paraná, segundo a Sesa.

Cruz, a variação na ocupação dos leitos próxima da lotação máxima deve permanecer nos próximos dias.

“Isso vai ficar assim durante as próximas semanas porque nós ainda temos uma demanda reprimida nas UPAs, hospitais de pequeno porte das cidades menores, que já foi maior do que hoje, já foi de 170 de pessoas esperando leito de UTI”, disse.

Conforme o diretor, uma taxa de ocupação mais equilibrada só será possível após a fila por vagas ser zerada, para que os pacientes consigam uma vaga de UTI em até 24 horas.

Fonte: G1