Liraa aponta 2,1% de índice de infestação rápido da Dengue em Cafelândia


Da Assessoria

O terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti – Liraa – de 2021 resultou em um risco médio de infestação de Dengue em Cafelândia. Os dados foram coletados na segunda semana de junho pelo setor de Endemias, responsável pela coleta e análise dos dados e indicam o índice de infestação predial no município de 2,1%.

De acordo com o setor responsável, o terceiro índice encerrado nesta semana, traz um número além do recomendado. “A Organização Mundial preconiza menos de 1% como ideal. Segundo os dados coletados, já estamos com 2,1% o que indica um risco médico de infestação de Dengue no município”, afirmou o coordenador de Endemias, Anderson Luiz Alves Almeida. Ainda segundo o coordenador, todas as regiões apresentaram durante o Liraa larvas. “O mês de junho, inverno, historicamente é um mês tranquilo, devido ao inverno, mas não é isso que estamos vivenciado. Estamos encontrando muita

água acumulada em recipientes, caixas d’ água, plásticos e pneus. As orientações à população em geral são as básicas de sempre: não deixe água acumulada, só assim o Aedes não terá chances”, destacou Anderson. Ainda segundo ele, o número de larvas recolhidas neste período é a maior já registrada no município.

Visitas

Em meio a pandemia do novo coronavírus, as visitas às casas cafelandenses continuam, porém, com restrições. “Não podemos deixar de visitar por completo a comunidade. Estamos seguindo as orientações do uso da máscara, higienizando as mãos a cada vistoria e mantendo o distanciamento, além de respeitando os grupos de risco. Mesmo assim, as visitas continuam. “Não chegamos multando, porém, é necessário a conscientização da comunidade que a Dengue mata. Primeiro orientamos, passamos as informações corretas sobre o que é necessário fazer e estabelecemos prazos. Pedimos que a população receba os agentes, abra a casa e receba às orientações corretas”, destacou Anderson.

Dados

De acordo com o Boletim da Dengue repassado pelo setor de Epidemiologia na quarta-feira (16), Cafelândia conta com 688 notificações; 227 casos confirmados; 101 aguardam resultados e 360 negativos.