Prefeitura fecha cidade, e equipes visitam moradores para identificar sintomáticos da Covid-19


A Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste, no sudoeste do Paraná, começa a aplicar medidas rígidas de combate à Covid-19 nesta quarta-feira (16).

De acordo com decreto municipal, apenas serviços essenciais poderão funcionar a partir das 20h desta quarta até as 5h de segunda-feira (21). As demais atividades estão suspensas, como mercados, restaurantes e o comércio.

Segundo a prefeitura, nesse período restritivo, equipes da vigilância visitarão as mais de seis mil residências do município para identificar os moradores com sintomas da Covid-19.

Aqueles que apresentarem sintomas da doença ou que tiveram contato com alguém que testou positivo serão testados imediatamente, em uma das sete unidades sentinelas do município.

De acordo com a prefeitura, as equipes do município farão a aferição da temperatura nos moradores, distribuirão máscaras e álcool em gel, e darão orientações para a prevenção da doença.

O município contará também com barreiras sanitárias até segunda-feira.

Conforme o decreto, moradores que não atuam na área da saúde, com animais ou emergências, não poderão trabalhar nesse período.

A prefeitura informou que a cidade será fechada com o objetivo de identificar e isolar todos os casos da Covid-19 no município, para diminuir o número de infectados pelo coronavírus.

No período de restrição, podem funcionar apenas os seguintes serviços:

  • Hospital e demais unidades de saúde, serviços de atendimento médico, de enfermagem, de vacinação e outros serviços de saúde e socorro às pessoas;
  • Farmácias e drogarias, de acordo com a escala de plantão divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde;
  • Funerárias;
  • Agroindústrias de produtos de origem animal;
  • Postos de combustíveis que ficam às margens de rodovias (apenas para abastecimento, sendo suspenso o atendimento das lojas de conveniência);
  • Atividades de advocacia e de contabilidade;
  • Segurança privada.

Santo Antônio do Sudoeste tem cerca de 20,2 mil moradores, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até terça-feira (15), a cidade registrou 1.994 casos confirmados do novo coronavírus e 20 mortes pela Covid-19. A cidade conta com 216 casos ativos da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a prefeitura, equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), Polícia Militar (PM) e Policia Civil farão a fiscalização do decreto.

Os moradores que estiverem fora de casa serão penalizados com multas, que variam de R$ 113 a R$ 11,3 mil para pessoas física e jurídica, e criminalmente.