Comissão apura fraudes na vacinação contra a Covid-19 com dados de pessoas mortas no Paraná


A Comissão Especial de Investigação (CEI) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que apura o andamento da vacinação contra a Covid-19, no estado, identificou 39 municípios que registraram suspeita de vacinação de pessoas mortas.

Segundo a comissão, um relatório aponta um suposto esquema de usos de dados de pessoas que já morreram, como o CPF, para fraudar a fila de vacinação. Inicialmente, eram 99 casos suspeitos. Nove foram descartados e 90 estão sob investigação.

O relatório foi feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) com base no cruzamento de diferentes bancos de dados. A comissão informou que pediu esclarecimentos às prefeituras e que apura se houve facilitação por parte de agentes públicos.

Confira a seguir a lista de casos suspeitos por cidade:

  • Arapongas: 8 casos;
  • Paranaguá: 6 casos;
  • Cambé e Cambará: 3 casos cada;
  • Marechal Cândido Rondon, Santa Izabel do Oeste, Umuarama, Realeza, Foz do Iguaçu, Tamarana, Jandaia do Sul, Ibiporã e Maringá: 2 casos cada;
  • Jardim Olinda, Itapejara D’Oeste, União da Vitória, Piraí do Sul, Kaloré, Cruz Machado, São Pedro do Ivaí, São Jorge do Ivaí, Guarapuava, Santa Tereza do Oeste, Moreira Sales, Tomazina, Loanda, Ipiranga, Entre Rios, Campina Grande do Sul, Ubiratã, Toledo, Francisco Beltrão, Teixeira Soares, Araucária, Rosário do Ivaí, Bandeirantes, Quatro Barras, Lapa, Palmas: 1 caso cada.