Covid-19: Cinco professores de CMEI testam positivo, e segunda unidade escolar é fechada, em Marechal Cândido Rondon


O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pequeno Polegar, no Bairro Botafogo, em Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, foi fechado, nesta segunda-feira (17), após a confirmação de transmissão intraescolar do novo coronavírus no local, conforme a prefeitura.

De acordo com o município, a medida foi tomada após cinco professores testarem positivo e outros cinco apresentarem sintomas da doença. O CMEI não estava atendendo alunos, pois apenas as escolas retomaram as aulas presenciais.

Esta foi a segunda unidade de educação fechada, em menos de uma semana, por causa da Covid-19 entre servidores.

A primeira ocorreu em uma escola, na quarta-feira (12), com oito professores infectados. Os dois alunos que fizeram os testes, testaram negativo. A escola será reaberta no dia 24 de maio.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o CMEI ficará fechado por 10 dias, com retorno das atividades no local em 26 de maio.

De acordo com o secretário de Educação, Fernando Volpato, não é possível afirmar sobre o que ocorreu para haver a contaminação nas duas unidades.

“Não sei, pode ter acontecido algum descuido, mas é difícil indicar um fator específico como causador da contaminação. É muito difícil identificar isso e não posso afirmar, pois não estava no dia a dia das instituições”, disse o gestor.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até domingo (16), Marechal Cândido Rondon registrou 4.579 casos confirmados do novo coronavírus e 86 mortes pela Covid-19. A cidade conta com 165 casos ativos da doença.

Aulas presenciais

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, no dia 5 de abril, 17 escolas municipais retomaram as atividades presenciais, por meio do modelo de ensino híbrido.

O município conta com mais de 4,1 mil alunos do 4º ao 5º ano no ensino infantil, sendo que cerca de 3 mil voltaram às aulas presenciais.

De acordo com o secretário de Educação, o município ofertou todos os materiais e treinamentos necessários para a segurança dos servidores em relação a prevenção do novo coronavírus.