Sete pessoas são presas em operação que apura desvio de verbas do Fundo Municipal de Saúde, em Umuarama


Sete pessoas foram presas em uma operação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) que investiga o desvio de verbas do Fundo Municipal de Saúde, em Umuarama, na região noroeste do estado, na manhã desta quarta-feira (5).

Os agentes cumprem 62 mandados de busca e apreensão.

Segundo o MP-PR, a operação também investiga um esquema de “fura-fila” na vacinação. A ação tem apoio da Polícia Militar (PM).

G1 entrou em contato com a Prefeitura de Umuarama e aguarda retorno.

A operação é do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Cascavel, Subprocuradoria de Justiça de Curitiba e do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria).

Até a publicação desta reportagem, o MP-PR não havia informado mais detalhes da investigação e os alvos da operação. Apesar disso, equipes da PM estiveram na sede da 12ª Regional de Saúde e na Secretaria Municipal de Saúde.

Equipes da PM também estiveram em hospitais da cidade e na Prefeitura de Umuarama.

O outro lado

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que a Regional de Saúde de Umuarama apresentou os documentos solicitados pelo Gaeco na operação. Segundo a Sesa, as informações solicitadas são referentes ao fluxo de entrada e saída de doses.

A pasta disse que é responsável pela distribuição de doses aos municípios, mas que a estratégia e aplicação dos imunizantes são dos municípios.