Vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela UFPR do Paraná deve ficar pronta em 2022


A Universidade Federal do Paraná (UFPR) destacou, nesta segunda-feira (26), que a vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela universidade, deve ficar pronta em 2022.

Em coletiva, realizada na tarde desta segunda-feira, o reitor da universidade, professor Ricardo Marcelo Fonseca, destacou que a UFPR pretende protocolar pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a fase clínica no segundo semestre de 2021.

“Se essa vacina está ainda em testes, é importante, estratégico, necessário, que tenhamos esperança dessa vacina, ainda que ela fique pronta no ano que vem, que é a expectativa que temos. Essa vacina é necessária para o Brasil e para o mundo não só neste ano de 2021, mas será nos próximos anos”, disse.

O reitor comentou, também em coletiva, que o objetivo é que a vacina tenha baixíssimo custo, com estimativa de que seja entre R$ 5 e R$ 10 por dose.

A pesquisa da vacina contra a Covid-19, de acordo com a universidade, também pode ajudar no desenvolvimento de vacinas contra outras doenças, como a dengue e a leishmaniose.

Os pesquisadores da universidade também estão testando um imunizante com aplicação nasal. Fonseca comentou sobre a participação da instituição nas pesquisas e enfrentamento à pandemia.

“O conjunto das universidades públicas brasileiras tem trabalhado como nunca. A universidade tem sido demandada, os cientistas têm sido demandados e nós, absolutamente, não paramos. A vacina tem sido desenvolvida pelos cientistas da nossa universidade”, destacou.