Ratinho Junior prorroga medidas menos restritivas até 1º de abril


No pior momento da pandemia do novo coronavírus no Paraná, o governador Ratinho Junior (PSD) prorrogou as medidas menos restritivas até as 5h de 1º de abril. O decreto foi publicado nesta terça-feira (16). Veja mais abaixo como ficam as restrições.

Entre as restrições que continuarão em vigor estão o toque de recolher entre 20h e 5h e a proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público nesse horário. Aos sábados e domingos, funcionam somente os serviços essenciais.

As medidas são menos restritivas do que as adotadas pelo próprio governo estadual, em 26 de fevereiro, quando o sistema de saúde estava menos pressionado. Até 9 de março, houve restrições como a proibição de atividades não essenciais.

Nesta terça, o estado registrou o maior número de mortes por Covid-19 em um dia, com 310 novos registros. A lotação das UTIs do Sistema Único de Saúde (SUS) para adultos está em 96%. Há fila de 1.357 pessoas esperando por leitos, sendo 641 em UTIs – recorde desde o início da pandemia.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram também que a taxa de transmissão do novo coronavírus no Paraná está em 1,33 – maior número entre todos os estados. Isso indica que a curva está em crescimento.

O anúncio da prorrogação do decreto ocorreu por meio de um texto na agência de notícias do governo, sem entrevista coletiva do governador ou do secretário de Saúde, Beto Preto. No material da agência, Ratinho Junior pediu apoio da população.

“Contamos com o bom senso de toda a população para seguir as restrições impostas pelo decreto, como o toque de recolher e o isolamento social mais intenso aos fins de semana. Ainda não é momento de manter uma rotina normal”, afirmou.