Caixa quer lançar financiamento imobiliário sem entrada


Devido estagnação na questão da habitação brasileira, medida se torna essencial neste momento de crise econômica.

Caixa Econômica Federal se prepara para revolucionar o mercado de crédito imobiliário. Isso porque a estatal planeja lançar um grande programa habitacional que permitirá a compra de imóvel sem entrada e com chance de pagamento em até 35 anos.

O intuito da medida é facilitar a compra da casa própria por milhares de brasileiros. Segundo dados da Fundação João Pinheiro, cerca de 5,88 milhões de residências são consideradas deficitárias no Brasil. Isso representa 8% das moradias do país, mesmo número há quatro anos.

Desse quantitativo, 3 milhões são cidadãos que pagam aluguel acima de 30% da renda familiar, 1,35 milhão são de casas dividas por mais de uma família e 1,48 milhão estão em situação de precariedade. Sem conseguir avançar na questão da habitação, a medida se torna essencial neste momento de crise econômica.

Em relação aos últimos passos do governo em relação ao auxílio emergencial, a Câmara dos Deputados votará na próxima semana, em plenário, a PEC Emergencial, que já foi aprovada no Senado em duas votações.

O texto permitirá que novos pagamentos do auxílio emergencial no valor de R$ 250 ocorram entre os meses de março e junho (4 parcelas). Porém, a previsão é de que menos pessoas recebam a ajuda (menos da metade), distribuída para 68 milhões de brasileiros em 2020.