Pintor morre em cima de telhado após levar choque em centro comunitário de igreja


Um homem, de 39 anos, morreu após levar um choque enquanto trabalhava de pintor na Paróquia São José, no Bairro Vila Nova, em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, na manhã desta quarta-feira (10), segundo o Corpo de Bombeiros.

O tio da vítima, Valcir Alves, trabalhava com o sobrinho no momento do acidente. Ele disse que Emerson era experiente como pintor e estava no telhado do centro comunitário da paróquia quando foi eletrocutado.

“Isso é uma fatalidade. Você não tem palavras para descrever um acidente. Um acidente é uma fatalidade.”

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima pode ter se aproximado ou encostado na rede de alta tensão. O caso será apurado.

“Possivelmente, ele tenha encostado o cabo do rolo de pintura na alta tensão. Existe um fenômeno chamado ‘arco fotovoltaico’, que ao redor do fio ele forma um campo magnético e acaba repelindo objetos que chegam perto. Se for metálico, acaba puxando junto ao condutor do fio e acaba acontecendo o acidente. Mas isso é a perícia que vai falar”, disse o bombeiro Everton Lochs.

Conforme os moradores do bairro, foi possível ouvir o som parecido com uma explosão quando o choque aconteceu.
Segundo o padre da igreja, José Vieira, o trabalho de pintura da Paróquia São José começou em dezembro de 2020. A equipe tinha pintado toda a paróquia e estava terminando o serviço do pavilhão.